Mau uso das lentes de contato pode provocar danos graves aos olhos

Falta de higiene e uso prolongado podem causar problemas que vão de uma simples irritação até a necessidade de um transplante de córnea

As lentes de contato evoluíram ao longo dos anos, mas o mau uso do produto continua chamando a atenção dos médicos. Foi criada, então, a campanha Setembro Safira para conscientizar a população sobre as doenças graves que podem ser causadas nos olhos em decorrência desses hábitos prejudiciais.

Um estudo chinês publicado no periódico Eye apontou que a ceratite infecciosa ou úlcera das córneas (lesão ou infeção originada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas), provoca a opacidade na córnea, que é a quinta principal causa de casos de baixa visão e cegueira no mundo. E a doença é bastante relacionada justamente ao mau uso das lentes de contato, que facilita a contaminação por micro-organismos.

No estudo chinês, foram identificados os comportamentos mais problemáticos entre os usuários de lentes, que são a falta de higiene, o uso por tempo prolongado [sem alternar com os óculos] e a demora em jogar fora as versões descartáveis.

Cuidados com a higienização:

- Não utilize soro fisiológico para limpeza. Depois de aberta, a embalagem grande começa a perder a validade rapidamente, virando um prato cheio para micro-organismos. Se necessário, em casos de emergência, compre as ampolas, porque é possível fazer o descarte após um único uso.

- Ao tirar a lente, utilize o produto de limpeza indicado pela marca. Friccione na palma das mãos e, depois, enxágue. Na hora de armazenar, é preciso descartar a solução que já estava no estojo e colocar uma nova quantidade antes de acomodar as lentes.

- Os estojos também devem ser limpos diariamente com a mesma solução. Seque-o com uma toalha de papel.

Limite diário:

- A sugestão é que as lentes fiquem nos olhos de dez a 12 horas, no máximo.

Alguns mandamentos do uso de lentes:

-Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.

-Para limpar e armazenar, recorra somente à solução de limpeza específica para o produto (não use soro fisiológico nem água).

- Não utilize as lentes após o seu vencimento.