Como realmente tirar proveito dos suplementos vitamínicos?

Há condições e momentos certos para tomar vitaminas e outros suplementos. Estudioso do tema explica quais são eles

Muitos de nós crescemos tomando vitaminas como parte de nossa rotina diária. Embora existam inúmeros artigos científicos sobre os benefícios desses nutrientes e dos suplementos que os fornecem, poucos sabem que existe um momento certo para o consumo.

Em primeiro lugar, é importante compreender que os suplementos complementam uma dieta saudável, mas não compensam uma alimentação ruim. A nutrição adequada é a base de tudo.

Multivitamínicos e afins são valiosos para garantir que se obtenham todos os nutrientes necessários para o corpo, só que não substituem refeições nutritivas.

Por isso, antes de investir em suplementos, é fundamental consultar um médico ou nutricionista, que individualizará as recomendações com base na idade e no estado de saúde geral e verificará a compatibilidade desses produtos com os medicamentos que o paciente está usando.

Esses profissionais também orientarão o momento ideal de consumo das vitaminas. Muitos suplementos precisam ser ingeridos com alimentos ou água, uma vez que o processo de digestão ajuda a “quebrá-los”.

Além disso, algumas pessoas podem sentir náusea ao ingeri-los de estômago vazio. Isso acontece principalmente com o ferro, o magnésio e o óleo de peixe (ômega-3), que podem irritar o trato digestivo e fazer a pessoa desistir da suplementação.

Ter boa saúde envolve seguir uma rotina. Lembre-se de se alimentar bem, dormir o suficiente e fazer exercícios. Saber quais suplementos consumir e quando tomá-los também faz parte do plano.

Fonte: Veja Saúde