Você sabe mesmo quais são as doenças reumáticas?

No Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, médica explica o que são esses problemas e como diagnóstico e tratamento adequados fazem a diferença

As doenças reumáticas ainda são muito desconhecidas pela nossa população. Tem gente que acha que tudo se resume ao popularmente conhecido termo “reumatismo”, como se houvesse um único problema. Na realidade, essa palavra engloba mais de cem diferentes enfermidades que comprometem o sistema musculoesquelético, ou seja, ossos, músculos, articulações, cartilagens, tendões e ligamentos.

Nesse grupo de doenças, existem tanto aquelas mais comuns com o avançar da idade, caso da artrose, como as de origem autoimune, como a artrite reumatoide.

Entre as doenças reumáticas mais prevalentes, temos a já citada artrose, conhecida também como osteoartrite, a fibromialgia, a gota, as tendinites, as bursites, a febre reumática, a artrite reumatoide, o lúpus e as espondiloartrites. São problemas diversos, com manifestações diversas e, ao contrário do que se possa imaginar, não ocorrem somente em idosos.

Crianças, adolescentes, adultos e jovens também podem sofrer com problemas reumáticos. E eles atingem tanto o homem quanto a mulher, independente da etnia ou da classe social. Mas, sim, algumas doenças têm certas predominâncias específicas.

A febre reumática, por exemplo, acomete principalmente crianças. O lúpus eritematoso sistêmico, que é uma doença autoimune, geralmente afeta mulheres na idade reprodutiva, na faixa entre 15 e 45 anos. A gota, por sua vez, predomina nos homens, começando na quarta ou na quinta década da vida. Já nas pessoas mais idosas, a osteoartrite e a osteoporose predominam.

Então, se você tem dor nas articulações de forma contínua, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada ou não de vermelhidão, inchaço, calor e dificuldade para movimentação (especialmente ao acordar), procure um reumatologista – esse é o médico treinado e capacitado a identificar as doenças reumáticas e intervir da melhor maneira possível.