Iogurte: como escolher o mais equilibrado em meio a tantas opções?

Açúcar, gordura, proteína, cálcio, probióticos... As diferenças entre os iogurtes vão muito além do sabor. Veja o que levar em conta na hora da compra

Você chega junto à geladeira do supermercado e se depara com uma grande variedade de iogurtes: e agora, qual escolher?

Essa dúvida é mais comum do que se imagina e, para ajudar a encontrar a melhor resposta, vamos considerar alguns aspectos, como lista ingredientes, composição nutricional, sabor e também conveniência para o consumo.

Mas, afinal, o que é o iogurte?

Consumido desde a Antiguidade, o iogurte é um produto derivado da fermentação de leite de origem animal.

Essas bactérias devem estar vivas e em dose adequada até o momento do consumo. Mas não confunda: só isso não faz do iogurte um alimento probiótico.

Para que o produto receba essa denominação, deve ocorrer a adição de micro-organismos pertencentes aos gêneros bacterianos Lactobacillus e Bifidobacterium, que comprovadamente conferem benefícios à saúde.

Iogurtes têm consistência cremosa, sabor levemente ácido e cor clara, normalmente branca. Por conter originalmente nutrientes importantes, como proteínas, vitaminas e cálcio, são muito recomendados a quem quer seguir uma alimentação equilibrada.

Mas será que todo tipo de iogurte tem esse mesmo efeito?

A resposta, infelizmente, é “não”. Atenção: nem todos os produtos que estão nas prateleiras de laticínios dentro de potinhos são, verdadeiramente, iogurtes.

Existem itens que, devido à sua composição, são classificados como bebidas lácteas, sobremesas, petit suisse (um tipo de queijo) e produtos miméticos a iogurtes, feitos à base de bebidas vegetais.

Para não se enganar, o rótulo é o grande aliado. Na parte frontal da embalagem, próximo ao nome comercial do produto, o fabricante precisa especificar qual a sua natureza. Por exemplo: se é um iogurte natural, uma bebida láctea ou sobremesa.

Na dúvida, a melhor opção sempre será o iogurte natural – integral ou desnatado –, que pode ser misturado com frutas frescas, mel e geleias naturais para ganhar mais sabor.

Fonte: Saúde Abril.