Decifre o skincare – saiba o que ele realmente faz por você

O hábito de cuidar da pele se intensificou nos últimos tempos, mas o que cosméticos fazem pela saúde do seu rosto? Entenda como esses produtos funcionam

Começando pelo básico: nossa pele possui três camadas, a epiderme, a derme e a hipoderme. Ela é um tecido vivo, que consegue se regular sozinho, mas aceita de bom grado uma ajuda nossa para se manter saudável.

A rotina de skincare se apoia, então, em três passos: proteção solar, limpeza e hidratação.

A rotina ideal

Se você fizer o essencial, já está ótimo. Mas, com ajuda especializada, dá pra complementar o serviço

ESSENCIAL:

- Proteção solar

Os raios UV são os responsáveis por 85% do envelhecimento precoce da pele, além de causarem manchas e tumores. Jamais subestime o protetor. Use diariamente.

- Limpeza

A pele é o maior órgão do corpo e também o mais exposto. Poluição, resíduos do ambiente, maquiagem… Tudo isso afeta esse tecido. Daí a importância de manter a higiene adequada.

- Hidratação

Ambiente muito seco, baixa ingestão de água e o próprio avanço da idade são fatores que diminuem a hidratação natural da pele. Por que não dar uma força com os cremes?

EXTRAS:

- Antioxidantes

Os produtos que retardam o envelhecimento celular complementam a ação protetora do filtro solar.

- Esfoliantes

O ideal é ir testando o que fica melhor para você. Uso diário de esponjas e esfoliantes físicos pode irritar a pele.

- Tonificantes

Sua pele não precisa de tônico para regular o pH. Ela faz isso sozinha. A classe só daria um apoio extra em alguns casos.

- Na região dos olhos

Se você tem olheiras, um creme específico pode ajudar. Se não rolar, um bom hidratante de rosto já é suficiente.

RESULTADOS: Apesar de certos efeitos serem visíveis, alguns dos termos são genéricos e subjetivos. E não precisa encanar com isso, pois nem toda pele saudável é igual