Infertilidade: o que realmente dificulta as chances de engravidar?

Conscientização sobre a infertilidade, especialista comenta o que pode (ou não) atrapalhar o sonho de ter filhos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 190 milhões de pessoas sofrem em todo o mundo com problemas de infertilidade. E, entre os casais, tanto homens como mulheres podem apresentar essa dificuldade.

Além das questões genéticas, muitos casos estão relacionados a desequilíbrios na saúde ou ao estilo de vida, e isso se aplica ao sexo masculino e feminino. Trata-se de um assunto com alta carga emocional, capaz de gerar frustrações e constrangimentos. E está longe de ser incomum: a infertilidade atinge um em cada cinco casais.

Quanto antes forem diagnosticadas as causas, maiores as chances de reverter o quadro. E os métodos de reprodução assistida trazem esperança com excelentes resultados para quem deseja realizar o sonho da maternidade ou paternidade.

O tema carrega alguns tabus que devem ser desmitificados. A maternidade tardia é um deles, pois já é uma realidade no Brasil. O número de mulheres que têm filhos depois dos 35 anos cresceu 63% nos últimos dez anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A idade puxa muitas discussões sobre fertilidade. As chances mensais de engravidar naturalmente são de 20% aos 25 anos, 15% aos 35 anos, 5% aos 40 anos e 2% aos 43 anos. Como se vê, existe uma queda de acordo com o avançar da idade, mas não é uma regra absoluta.

A decisão de antecipar ou postergar a gestação deve ser munida de informações confiáveis e o entendimento das opções e dos riscos atrelados ao processo.

Nesse contexto, ressalto que a consulta regular ao médico é fundamental para a mulher tirar suas dúvidas e ser orientada sobre hábitos e atitudes saudáveis. E um check-up é bem-vindo para saber como anda a saúde e, havendo planos para engravidar, entender se há algo prejudicando a fertilidade e o que pode ser feito para contornar o problema.

Fonte: Saúde Abril